Caro amigo,
A cada dia que passa, nossas vidas ficam mais difíceis. Antes eram pedras no meio do caminho. Mas agora vejo que o caminho passou a ficar repleto delas. Tão repleto que por diversas vezes não é possível atravessar se não for pisando em cima de cada uma. Por muitas vezes elas nos parecem tão grandes...
Nesses momentos eu vejo você parar e de maneira estática olhar ao redor para ver até onde elas estarão presentes. Muitas vezes o horizonte não parece ser motivo para alegria, pois nele nada se vê a não ser matacões ainda maiores... E então você me pergunta “qual a necessidade de caminhar?”... E por muitas outras vezes, por falta de resposta plausível ou dignamente respeitável... Eu me calo!
O meu silêncio pode soar como uma ausência de razão para caminhada. Afinal, poderia você parar? Claro que poderia... Mas o que a parada traria de benefício? Creio que nada. Uma pedra que não é superada se torna um obstáculo, algo intransponível, na pior das situações uma utopia. Nesse ponto você acabou de criar um muro na sua frente, onde sua capacidade de locomoção ficou por sua vez limitada. Você acabou de por um fim a sua liberdade!
Se essa pedra fosse superada, passaria a ser um degrau. E como todo degrau, seria responsável por erguer vocês até um nível maior! Em um patamar mais elevado, você passaria a ter uma visão mais ampla e aberta... Evidente que haveria mais pedras, mas se passou por cima de milhares, justamente a próxima vai te impedir de caminhar... Nesse patamar, você voltará a sentir o vento da liberdade, brindando teus lábios com o melhor dos sabores... A superação! Não superaste somente a pedra, mas superaste a si próprio! Superou a pedra maior, aquela que estava dentro de você e bloqueava de pensar na sua capacidade.
Sim amigo, nesse momento eu vou falar para você “Parabéns”! Afinal, se eu dissesse algo antes, você poderia hesitar. Talvez agora me entenda... Mas não fique ai parado, sabe o que é mais doce e suave que a superação? Superar novamente... Então, está vendo aquela pedra ali?
Um abraço daquela que sempre estará do seu lado,
Esperança
Kaio Galvão